Recentemente, um dos assuntos mais falados é sobre o jejum intermitente (JI). Porém, muitas pessoas ainda ficaram em dúvida sobre o que é e para o que serve. Então não se preocupe, a CENS Jr. vai te explicar nesse post!
O que é?
O jejum intermitente (JI) é uma estratégia em que o indivíduo se submete a longos períodos de privação de alimentos visando perder peso rapidamente. Porém, isso é muito diferente de um emagrecimento saudável!
Na ausência de consumo alimentar, o corpo humano se adapta a formas alternativas de produzir energia para nos mantermos vivos, sendo que a produção aumentada de corpos cetônicos é uma delas.
No estado cetogênico, ocorre uma mudança prioritária do corpo na utilização da glicose da glicogenólise para ácidos graxos e cetonas, sendo as cetonas o combustível para o cérebro e o corpo durante o jejum. As cetonas produzidas durante o processo de metabolismo lipídico exigem maior gasto energético, o que provoca a redução do peso corporal.
Consequências
Por se tratar de uma forma de emagrecimento rápido, além da perda de gordura e água, ao longo prazo, o indivíduo perde proteínas, ou seja, reduz a massa muscular. Além disso, a cetose causa estresse, aumentando os níveis de cortisol liberado no organismo, dificultando o processo de emagrecimento.
Por se tratar de uma estratégia de difícil manutenção por longos períodos, muitos pacientes relatam sentir dores de cabeça, tontura, dificuldade de concentração, insatisfação e fome durante o período de restrição alimentar.
Um cenário muito comum é a alimentação excessiva após o período de jejum, o que, segundo estudos realizados, tende a estimular mais a produção de gordura.
O JI, feito de maneira inadequada, pode prejudicar o sistema imunológico devido à carência de nutrientes pelo longo período sem se alimentar e a dificuldade em atingir as recomendações nutricionais no período sem jejum.
Um ponto muito importante a se atentar é em relação aos treinos! Não é impossível treinar em jejum, no entanto, esse treino sempre estará aquém do que você realmente pode fazer. Afinal, a eficiência para a produção de energia através dos corpos cetônicos é muito baixa quando comparada aos carboidratos.
Conclusão
O jejum intermitente existe e é uma estratégia de emagrecimento muito utilizada, no entanto, está longe de ser a melhor opção. Nem todo mundo consegue se adaptar a este tipo de dieta. Na verdade, no dia a dia, a minoria das pessoas consegue aderir.
Aconselhamos a não começar a fazê-lo por conta própria, isso pode ser um risco a sua saúde. Sempre consulte um nutricionista, ele, sim, saberá o que é ideal para você!
Referências
NATACCI, L.; CRUZ, C. Jejum intermitente. Disponível em: <https://www.uol.com.br/vivabem/alimentacao/dieta/jejum-intermitente.htm>. Acesso em: 19 fev. 2024.
HANNA, M. D. et al. EFEITOS METABÓLICOS DO JEJUM INTERMITENTE: UMA REVISÃO DE LITERATURA / METABOLIC EFFECTS OF INTERMITTENT FASTING: A LITERATURE REVIEW. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 3, p. 32624–32634, 2021.