Com certeza você já viu alguém que acabou de se matricular na academia e foi correndo comprar creatina. Mas o que é a creatina e quais os seus efeitos no organismo? Será que é realmente necessário consumi-la? Continue lendo que nós vamos te explicar!
O que é creatina?
A creatina é composta pela junção de três aminoácidos (glicina, arginina e metionina) e produzida naturalmente pelo nosso corpo, nos rins, pâncreas e fígado. Ela é armazenada em grande parte nas fibras musculares e é encontrada, em quantidades menores, no cérebro.
Também está presente em alimentos como peixe, carne, leite e derivados. Além disso, a creatina também pode ser encontrada, em maiores concentrações, na forma de suplementos em cápsula ou em pó.
Sua função no organismo, resumidamente, é fornecer energia para os nossos músculos, melhorando o desempenho físico. Aliada a uma dieta equilibrada, ela é capaz de contribuir com diversos benefícios, como:
- Fornecer mais energia para as células musculares;
- Melhorar a performance nos treinos;
- Combater a fadiga e acelerar a recuperação muscular;
- Colaborar para o ganho de massa magra;
- Aumentar força e potência durante o treino;
- Melhorar o funcionamento do metabolismo.
Quem deve fazer o uso da creatina?
O suplemento é um grande aliado para quem necessita de maiores quantidades de creatina no corpo, como atletas, praticantes de musculação ou de esportes que exigem um grande esforço e uma rápida recuperação dos músculos.
A suplementação também pode ser necessária para veganos e vegetarianos, uma vez que este grupo pode apresentar uma menor quantidade de creatina no organismo devido às restrições alimentares.
Atualmente, não existem contraindicações sobre o uso dos suplementos de creatina. No entanto, os estudos sobre o uso de creatina por pessoas com problemas nos rins ainda são inconclusivos.
Conclusão
No entanto, é importante estar consciente de que, como toda suplementação, a dose é individual e personalizada para cada pessoa. Portanto, antes de ir comprar um pote de creatina, consulte um nutricionista para verificar se a suplementação é realmente necessária e, caso for, qual a dose indicada.
Referências
Médico explica importância da massa muscular para a saúde. Metrópoles, 2023. Disponível em: <https://www.metropoles.com/saude/medico-explica-importancia-da-massa-muscular-para-a-saude>. Acesso em: 03 nov. 2023.
Os benefícios e a importância do ganho da massa magra. Webrun, 2023. Disponível em: <https://www.webrun.com.br/massa-magra/>. Acesso em: 03 nov. 2023.