Com certeza você já viu várias pessoas tomando whey protein e pensou “Pra que serve isso?” Ou então ficou na dúvida sobre quem poderia tomar, não é mesmo? Então calma que a CENS Jr. vai responder todas as suas dúvidas, para que você entenda de uma vez por todas o que é o whey protein!
O que é whey protein?
O whey protein nada mais é do que a proteína solúvel do soro do leite, a qual possui alto valor biológico.
Ela é constituída, estruturalmente, pelas proteínas beta-lactoglobulina (BLG), alfa-lactoalbumina (ALA), albumina do soro bovino (BSA), imunoglobulinas e glicomacropeptídeos.
Ele fornece todos os aminoácidos essenciais que o organismo não produz e precisam ser obtidos através da alimentação. Além disso, é rico em BCAA – aminoácidos de cadeia ramificada (leucina, isoleucina e valina), que são importantes para a síntese de fibras musculares.
Os concentrados proteicos podem possuir diferenças na sua composição de macro e micronutrientes, a depender da maneira utilizada para sua obtenção. Exemplos de macronutrientes são carboidratos e gordura e de micronutrientes são ferro e cálcio.
Quais são os seus benefícios na prática esportiva?
Exercícios físicos, principalmente os resistidos com peso, favorecem a hipertrofia muscular, impedem a atrofia e aumentam a força, melhorando, assim, a qualidade de vida dos indivíduos.
Para que esses resultados sejam alcançados, a nutrição é uma aliada indispensável. A ingestão dessas proteínas favorece a construção e o reparo de massa magra após o exercício. Além disso, os aminoácidos essenciais diminuem o catabolismo proteico, minimizando, assim, a perda de massa muscular durante a perda de peso.
Para além de benefícios de hipertrofia, as proteínas do soro favorecem a redução de gordura corporal. Isso ocorre devido aos mecanismos associados ao cálcio e por apresentar altas concentrações de BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada).
No entanto, é importante salientar que o suplemento sozinho não é capaz de gerar esses efeitos! Logo, é importante ter uma alimentação equilibrada e também uma rotina apropriada e personalizada de treinos.
Tipos de whey protein
- Concentrado: na produção do whey, o soro do leite passa por apenas uma filtragem e conserva os carboidratos, minerais e gorduras do leite. Essa opção possui lactose.
- Isolado: obtido através de técnicas de extração e filtragem mais rígidas. Contém cerca de 90% de proteína e baixo teor de carboidratos e gorduras (em alguns casos esse teor é nulo). Assim, a concentração de aminoácidos por dose de whey isolado é maior do que a do concentrado.
- Hidrolisado: é a versão isolada do whey, que passou pelo processo de quebra dos aminoácidos, facilitando a digestão e absorção dessas substâncias. Pode ser uma boa alternativa para quem possui dificuldades em digerir as formas concentradas e isoladas. No entanto, a maior velocidade de absorção não proporciona uma diferença significativa nos resultados do treino.
Conclusão
A partir de todas as informações citadas anteriormente, compreende-se que o whey protein possui vários benefícios e é um grande aliado no ganho de massa muscular e até mesmo no emagrecimento.
No entanto, é importante consultar seu nutricionista e informar os seus objetivos, para que ele avalie se você realmente necessita consumir o whey.
Talvez, apenas com uma alimentação equilibrada, você consiga alcançar a quantidade diária de proteínas recomendada e não seja necessário realizar a suplementação. Caso for preciso, ele saberá dizer a quantidade certa a ser consumida.
Referências
HARAGUCHI, F. K.; ABREU, W. C. DE .; PAULA, H. DE .. Proteínas do soro do leite: composição, propriedades nutricionais, aplicações no esporte e benefícios para a saúde humana. Revista de Nutrição, v. 19, n. 4, p. 479–488, jul. 2006.Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rn/a/PRpChxDqt3YYYvkN8KFRDmS/#>. Acesso em: 21 set. 2023.
NAVAS, Daniel. Whey Protein: para que serve, como tomar e quais os melhores tipos. Viva Bem UOL, 2023. Disponível em: <https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2022/10/18/whey-protein-para-que-serve-como-tomar-melhores-tipos.htm>. Acesso em: 21 set. 2023.