Segundo pesquisa do IBOPE Inteligência realizada em 2018, 14% da população brasileira se declara vegetariana. Mas, com certeza, o número de pessoas que aderiram ao vegetarianismo e ao veganismo cresceu muito nos últimos anos.
Por isso, é muito importante que os restaurantes se adaptem a essa nova tendência, oferecendo pratos completos e nutritivos para todos os clientes. Para que isso seja possível é importante se atentar a alguns pontos que você vai conhecer neste post.
Vegetarianismo x veganismo: qual a diferença?
Primeiramente, é muito importante entender que existem várias vertentes de vegetarianismo e veganismo. São elas:
- Ovolactovegetarianismo: alimentação que não inclui nenhum tipo de carne, mas pode incluir ovos, leite e laticínios.
- Lactovegetarianismo: alimentação que não não inclui nenhum tipo de carne, nem ovos, mas pode incluir leite e laticínios.
- Ovovegetarianismo: alimentação que não inclui nenhum tipo de carne, leite e laticínios, mas pode incluir ovos.
- Vegetarianismo estrito: alimentação que não inclui nenhum produto de origem animal.
- Alimentação vegana: não inclui nenhum tipo de produto/insumo de origem animal e nenhum poderá ter sido testado em animais.
Atenção aos nutrientes
Depois de compreender as diferentes formas de vegetarianismo, é importante planejar o cardápio para que sejam oferecidas refeições completas e nutritivas. Não é porque o prato não pode ter produtos de origem animal, que deve conter apenas folhas e vegetais.
Para que esse planejamento seja feito da forma adequada, algumas dicas podem ser utilizadas:
- Substituir a manteiga por óleos vegetais, como azeite e óleo de coco;
- Trocar o leite de vaca por bebidas vegetais, como de coco, aveia e amendoim;
- Apostar em alimentos como cogumelos, carne de jaca, palmito desfiado, tofu e proteína texturizada de soja para fazer recheios;
- Variar na fonte proteica do prato utilizando diferentes leguminosas, como grão-de-bico, lentilha, ervilha, soja e feijão;
- Utilizar variados tipos de castanhas e nozes para agregar sabor e textura à preparação.
- Usar diferente tipos de tempero, para dar cor e ;sabor aos alimentos, como páprica defumada, cúrcuma e cheiro verde
A CENS pode te ajudar!
Portanto, depois dessas dicas não se pode dizer que refeições vegetarianas e veganas são sem graça. Mas, se você ainda ficou com alguma dúvida de como incluir mais opções vegetarianas no cardápio do seu estabelecimento, a CENS Jr. pode te ajudar!
Clique aqui para conhecer mais sobre o nosso serviço de cardápio. Entre em contato conosco e realize um orçamento, ficaremos felizes em ajudá-lo (a).
Referências
O que é vegetarianismo. Sociedade Vegetariana Brasileira | SBV. Disponível em: <https://svb.org.br/vegetarianismo-e-veganismo/o-que-e/>. Acesso em: 29 maio. 2024.
Mercado Vegano. Sociedade Vegetariana Brasileira | SBV. Disponível em: <https://svb.org.br/vegetarianismo-e-veganismo/mercado-vegano/>. Acesso em: 29 maio. 2024.