O que é?
- Nome da preparação;
- Lista de ingredientes;
- Modo de preparo;
- Medidas caseiras;
- Peso Bruto e Líquido;
- Fator de correção e Índice de Cocção;
- Equipamentos utilizados;
- Rendimentos;
- Custos (de cada ingrediente e da preparação total);
- Valor nutricional;
- Classificação com base no Guia Alimentar;
Importância
Tendo em vista todas as informações que uma FTP oferece, ela pode ser muito importante para treinar novos funcionários de uma cozinha que não estão familiarizados com as receitas e com a forma com que elas são entregues. Ela também pode servir para a aquisição dos itens de compras, no que é possível garantir que sejam comprados todos os ingredientes necessários para o estabelecimento, na quantidade e dentro dos custos pré-estabelecidos, evitando desperdícios e agilizando os processos. Além disso, ela ainda pode guiar as refeições para que sejam construídas dentro de um cardápio saudável e com um menor teor de ultraprocessados, segundo a classificação do Guia Alimentar para a população brasileira.
Conclusão
Assim, ter uma ficha técnica num restaurante ou unidade de alimentação coletiva é fundamental, pois ela pode atuar no aumento do lucro, na diminuição do desperdício, no controle das demandas e despesas e até em manter um mesmo padrão pelo qual os clientes buscam.
Um dos projetos executados pela CENS Jr. é a realização das fichas técnicas de preparação! Ficou interessado e deseja ter uma em seu estabelecimento? Entre em contato com a gente!