A atividade física, seja em qualquer idade, é essencial para o bom funcionamento do corpo e para ajudar na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) como a diabetes e hipertensão. Essa prática é tão importante que está dentro das metas de desenvolvimento sustentável da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Pesquisas apontam que 81% dos adolescentes (de 11 a 17 anos) possuem um perfil de sedentarismo e alto tempo de tela. A OMS então criou o plano global “Let’s be active” (vamos ser ativos) pra estimular a atividade e reduzir a taxa de sedentarismo em 10% até 2025 e 15% até 2030.
Além de ser uma meta mundial, a prática de atividade física garante a expressão de emoções, desenvolvimento correto da postura corporal e da capacidade afetiva e intelectual. Dessa forma, recomenda-se que crianças acima de cinco anos tenham pelo menos 60 minutos por dia de atividade física moderada a intensa.
Benefícios
- Melhora das aptidões cardiorrespiratória e muscular, impactando positivamente na execução de atividades e exercícios físicos;
- Melhora da saúde cardiometabólica (pressão arterial, dislipidemias, glicose e resistência à insulina);
- Melhora da saúde óssea;
- Melhora da cognição (desempenho acadêmico e função executiva – habilidades que controlam nossos pensamentos, emoções e ações);
- Melhora da saúde mental (redução dos sintomas de depressão) e menor risco de desenvolver obesidade.
A CENS pode te ajudar!
Agora que você já está bem informado sobre os benefícios da atividade física não é necessário se desesperar! Conte com a CENS Jr. e o programa de recreação infantil! Confira nossos serviços.
Referências
Atividade física na infância e adolescência | SPSP. Spsp.org.br. Disponível em: <https://www.spsp.org.br/2023/04/06/atividade-fisica-na-infancia-e-adolescencia/>. Acesso em: 7 out. 2023.
Os benefícios da atividade física na infância • Blog ChildFund Brasil. Blog ChildFund Brasil. Disponível em: <https://www.childfundbrasil.org.br/blog/atividade-fisica-na-infancia/#:~:text=As%20crian%C3%A7as%20precisam%20estar%20ativas,a%20capacidade%20afetiva%20e%20intelectual.>. Acesso em: 7 out. 2023.