O que é o sistema imunológico? Ele é capaz de evitar o contágio pelo coronavírus?
O sistema imunológico ou sistema imune é uma complexa e importante barreira que atua na proteção do nosso organismo. Essa barreira é composta por bilhões de células diferentes, como os linfócitos e os eosinófilos, que juntas combatem microrganismos que podem nos deixar doentes.
Assim como no combate das demais doenças, a reação do sistema imunológico e o seu fortalecimento, é importante no combate contra o vírus SARS-Cov-2. No entanto, um sistema imune forte não garante a prevenção do coronavírus (COVID-19), logo todo cuidado é imprescindível!
Mas afinal, como se fortalece o sistema imunológico?
Um sistema imune forte depende de muitas variantes, é necessário um equilíbrio, mas alguns aspectos são muito importantes para o seu fortalecimento. Sendo assim, a prática de exercícios físicos (já falamos disso por aqui. Vem conferir!), a alimentação saudável e uma boa qualidade de sono são imprescindíveis no seu fortalecimento. Já o consumo de bebidas alcoólicas e de cigarros deve ser evitado, pois causa danos ao corpo, principalmente a longo prazo.
Uma alimentação equilibrada e saudável sempre é prioridade, mas a suplementação pode ser necessária, logo deve ser adotada sob orientação médica. Além disso, é importante ressaltar que nenhuma suplementação ou alimento específico faz milagre!
Imunidade pós vacina
Existem dois tipos de respostas imunológicas, a humoral e a celular. Os anticorpos humorais são a primeira resposta imunológica após contato com um patógeno ou com a vacina. Como eles são ativados para produzirem anticorpos capazes de combater o perigo iminente, é natural que fiquem elevados após receber o imunizante, no entanto quando a ameaça não existe mais também é natural a sua queda. Nesse cenário é normal o IgG (imunoglobulina G – anticorpo) baixar após um tempo depois da vacinação.
Nesse contexto, os testes sorológicos não são capazes de passar um retrato fiel de todas as capacidades de resposta do corpo, desconsideram a avaliação das células de memória, por exemplo, logo não valem o investimento!
Referências
http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/o-que-e-hiv/o-que-e-sistema-imunologico
Veja também
https://censjr.com/exercicio-fisico-e-o-coronavirus-2/