Suplementação: devo suplementar vitaminas?

capsules, pills, health-1079838.jpg

A Suplementação de vitaminas é necessária?

Embora as vitaminas sejam fundamentais para o bom funcionamento do corpo, a sua suplementação nem sempre é fundamental, podendo até ter consequências para a saúde do indivíduo. A crença que embasa a opinião daqueles que defendem a suplementação vitamínica é a de que o excesso de vitaminas, como C e a D, traz benefícios para o corpo, o que teoricamente ajudaria na prevenção de doenças. No entanto, esse pensamento é equivocado, já que a suplementação desnecessária e indiscriminada  pode causar diversos problemas.

A hipervitaminose é um quadro de intoxicação causado pelo excesso de vitaminas, como o da vitamina C, que pode causar cólica renal e diarréia. Por outro lado, o excedente de vitamina D pode gerar danos permanentes por depósito de íons cálcio em excesso, podendo ocasionar perda de apetite, náuseas e vômito. Como é notável o excedente de vitaminas provoca problemas, por isso, a prescrição profissional mediante a necessidade pessoal é tão importante.

Então a suplementação é negativa? Depende do contexto! Se feita de maneira irresponsável provavelmente terá efeitos indesejados, porém ela pode ser imprescindível para pessoas com deficiência comprovada ou em tratamento de doenças como a osteoporose e a anemia. 

Sendo assim, um estilo de vida com uma alimentação equilibrada é o suficiente para fornecer as quantidades diárias de vitaminas e minerais para indivíduos normais. Por isso, sempre procure fazer refeições com uma grande variedade de frutas e legumes, além de tomar sol regularmente e praticar exercício físicos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *