O que é?
De acordo com a ANVISA RDC 360/03, rotulagem ou tabela nutricional é toda descrição destinada a informar ao consumidor as informações nutricionais de um alimento. Algumas informações que devem ser declaradas são: valor energético, carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio. Além disso, o rótulo também deve conter a lista de ingredientes, o nome do produto, as advertências de uma possível presença de alergênicos, entre outros.
função
Pensando que o rótulo é um meio essencial de comunicação entre os produtos e os consumidores, a sua grande função é transmitir segurança no momento de decisão de compra, já que o rótulo nutricional é capaz de informar dados importantes sobre a composição de um produto.
Produtos que precisam de rótulos
Os principais alimentos que necessitam de rotulagem nutricional devem ser aqueles que são embalados na ausência do consumidor, principalmente aqueles destinados ao processamento industrial e aos serviços de alimentação. Entretanto, alimentos embalados que são preparados no serviço de alimentação e comercializados no próprio local (como preparações de padarias e refeições servidas em restaurantes), não tem necessidade de apresentar rótulo, assim como aqueles alimentos que são comercializados sem embalagem (como frutas e hortaliças).